Resenha: Lola e o Garoto da Casa ao Lado, Stephanie Perkins



Nome: Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Título Original: Lola and the Boy Next Door
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
♥♥♥♥
Skoob

Sinopse: A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.

Cricket Bell, eu te amo. É isso o que eu tenho a dizer sobre esse livro, gente. Acabou a resenha. Mentira. Vamos lá. Mas é que o Cricket é tão... ~suspiros.

Lola é o primeiro romancezinho teen cheio de clichês que eu leio em muito tempo. Mesmo assim, foi um dos melhores que eu já li até hoje.

Lola Nolan é uma adolescente excêntrica de dezesseis anos que adora transmitir seu estado de espírito através das roupas que usa. Seja uma calça de cetim vermelha ou uma capa de chuva amarela num dia de sol, se ela quer usar, ela vai. Ela costumava gastar todas as suas energias ajudando seus pais, Andy e Nathan, entre Max, seu namorado roqueiro e mais velho, Lindsey, sua melhor amiga que sonha em ser detetive e seu trabalho no cinema da cidade... Até a casa ao lado voltar a ser habitada. 

"Alguém diz mais alguma coisa, mas não entendo as palavras. Meus pés me arrastam em direção à janela, ao passo que meu cérebro grita para que eu dê meia-volta.Não podem ser eles. Não era a mobília deles! Não era o carro deles! Mas as pessoas compram coisas novas. Meus olhos estão cravados na casa ao lado quando uma figura surge na varanda. Os pratos que tenho nas mãos se estilhaçam no chão.
Pois lá está ela.
Calliope Bell" 

Cricket é o dreamboy de muitas meninas. É bonito, se veste bem - o que é indispensável para Lola, é educado, simpático, responsável, estudioso e eu poderia estender essa lista até o final desse post, mas quero que vocês leiam o livro. Apenas tenham em mente que Cricket é quase perfeito. Já Calliope, sua irmã gêmea, pegou o lado completamente oposto dos genes na hora da divisão. É mimada, metida e completamente dependente do irmão, o que faz com que ela tome certas decisões sem pensar muito em outras pessoas além dela mesma. Mas no fundo, bem lá no fundo, ela é uma pessoa aceitável.

Lola, Calliope e Cricket eram melhores amigos na infância e num primeiro momento, a única coisa que sabemos é que  alguma coisa grande aconteceu mais ou menos quando a carreira de Calliope como ginasta começou. Depois disso, eles foram embora e Lola reiniciou a vida com muito custo, literalmente bloqueando qualquer lembrança de Cricket... E de seu primeiro beijo. 

"Tenho três desejos bem simples. (...) 
O segundo é que meus pais aprovem o meu namorado. Eles o odeiam. Odeiam seu cabelo descolorido, sempre com raízes escuras, e odeiam seus braços, tatuados com teias de aranha e estrelas. Dizem que ele tem um ar de superioridade e um sorrisinho presunçoso. (...) a verdadeira razão de meus pais odiarem meu namorado. Eles odeiam o fato de eu ter 17 anos e Max, 22." 

Sabe quando você começa a ler um livro e tem aquele personagem que você sabe que não vai ser uma pessoa legal - tanto pela estrutura clichê da história quanto pelo personagem em si? Pois então, esse é Max. Mesmo quando ele estava na fase namorado dedicado e legal, eu não ia com a cara dele. Ele sempre soou falso para mim e no fim das contas eu estava relativamente certa.

Lindsey, pelo contrário, é a amiga fofa que você quer por perto. Falando em amiga, a outra amiga de Lola é Anna, que já teve um livro da Stephanie Perkins só para ela: Anna e o Beijo Francês. Ainda não li, mas pelo menos já sei uma coisa boa do final: Ela e Etiénne St. Clair, o francês mais desejado de Paris, ficam juntos no final, já que ele se muda para os Estados Unidos por causa dela e faz faculdade com ninguém menos do que Cricket Bell. Anna trabalha com Lola no cinema e é aí que as duas histórias se interligam.

Lola foi o primeiro livro da Stephanie que eu li e eu adorei. A história e a narrativa são leves e a escrita dela é bem fluída, boa de ler. É o tipo de livro que você deve pegar depois de algo do tipo fim de série em que todos os seus personagens preferidos morrem oi, Mockingjay. Repito: É sim, o clichê de romance teen, mas não é nada impossível de ler e se apaixonar. Foi para os favoritos :)

"- Você tem um projeto para amanhã? 
Ele demora um bom tempo para responder.
- Sim.
- Você não vinha para casa hoje à noite, né?
- Não. 
- Veio por minha causa. 
- Sim. 
Fechamos os olhos em silêncio. Tomo seu braço. 
- Então me leve para casa."

10 comentários:

  1. Quero créditod por ter colocado o Cricket em sua vida, bjs

    ResponderExcluir
  2. eu ainda ia colocar no post, não sei pq não fiz, hahaha. Vou editar, haha. Mas só pq o mundo sabe que fui eu que te apresentei ao Trav :)

    ResponderExcluir
  3. OK, obrigada pelo spoiler sobre o pós Anna... srsrs!
    Estou louca para ler Lola mesmo não tendo gostado de Anna tanto quanto deveria.. srsr! Sr. St, Clar e Sr. Cricket na mesma universidade deve ser um sonho. ~abana~

    ResponderExcluir
  4. Espero gostar como você gostou desse livro!
    Tenho curiosidade de ler algo dessa autora!
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo falando desse Cricket, e eu aqui implorando por um na vida. haha Estou louca pra ler esse livro. Será meu primeiro romance teen também.

    caferesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ok, mais um pra lista de livros que só a sinopse - com um grande empurrão da resenha, claro - me fazem querer ler. As suas resenhas são certeiras, Ariel.

    ResponderExcluir
  7. Já tenho Anna e o Beijo Francês, agora só falta Lola e o garoto da casa ao lado haha. Suas resenhas são ótimas <3

    ResponderExcluir
  8. A história parece bem interessante, eu gostei apesar de parecer ser de menina. Mas não posso julgar um livro pelo nome ou capa né? Rs! Beijos e adorei o seu blog, não sabia que você tinha ele.

    ResponderExcluir
  9. HAHA, Arthur, ele é bem chick lit, mas você pode dar uma chance :)))
    E obrigada, hihi

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ariel.

    Eu li Annna (banana) e o Beijo Francês. =) É um livro super fofo também, você vai amar. Mal posso esperar para ler Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Já sei que vou me apaixonar pelos personagens. E será muito bom matar a saudade da Anna e o Étienne. ;)

    Beijos

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir